Musical Paz e Bem

Música para casamento no Rio de Janeiro
Oferecemos músicas para casamentos e cerimônias no Rio de Janeiro desde 1995. Temos um repertório adequado a cada momento da cerimônia religiosa.
Prestamos esse serviço profissional tornando o seu Matrimônio Harmonioso e Perfeito.

sábado, 11 de setembro de 2010

Música de casamento na Igreja Católica


A Música na cerimônia religiosa pode incluir uma missa completa ou consistir na estrita celebração do matrimónio sem comunhão. Sobre este assunto convém não tomar algumas decisões sem falar antes com o sacerdote que vai presidir à celebração do matrimónio, a quem os noivos devem pedir indicações sobre o guião, textos bíblicos ou gestos simbólicos.

A Música, a especialidade do musical paz e bem , deve também ser discutida com o padre. O musical paz e bem tenta ao maximo seguir as norma liturgicas de música instituidas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. Esse é um diferencial dos nossos serviços.

Na Igreja Católica são tocadas de cinco a dez músicas, dependendo do seu cerimonial de casamento.
1 – Entrada dos Padrinhos

Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, músicas clássicas . Para este momento, vale a mesma regra da música do noivo. Pode ser alegre mas sem muito impacto, pois a entrada da noiva é mais importante. Podem ser cantadas ou instrumentais.A igreja tem restrições ao uso de temas de filmes,músicas populares ou outros estilos

2 – Entrada do Noivo

Para este momento, sugerimos algo com certa "pompa", de caráter masculino e nobre. Como o casamento está ainda começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa. Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra com os padrinho, no final, com a mãe.

3 – Entrada das pajens

A entrada dos pajens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados. Portanto, a música deve ser adequada para este momento. Em geral, músicas mais suaves. Os pajens podem ser acompanhados por músicos pelo corredor, realçando ainda mais a graciosidade do momento. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado.

4 – Clarins e Clarinada

Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande opção de requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que chamamos de “clarinada”, um “anúncio” de que a noiva está entrando. Para este momento sugerimos músicas curtas, mas de grande impacto para preparar a música que virá a seguir. Os instrumentos de metal (clarins, trombones, trompetes, trompas) e a percussão são essenciais para dar mais brilho.

5 – Entrada da Noiva

Agora é hora de caprichar na trilha sonora! Quanto maior for a instrumentação (instrumentos e cantores) melhor. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada Na Igreja Católica mas existem outras opções também. O grande momento chegou e o auge do casamento é agora.

6 – Pajens trazendo alianças

Para a entrada dos pajens, também músicas mais suaves. Deve seguir os mesmos critérios para a entrada dos pajens.

7 – Benção das Alianças

Para a bênção o momento pede uma música mais introspectiva, suave, pois é um momento mais profundo, puro, que pede suavidade. A opção de violinos solo pode ser interessante. A Ave Maria com soprano ou tenor solista é uma das músicas mais pedidas e existem em várias versões de diversos compositores.

8 – Assinaturas

O momento da assinatura segue os mesmo padrões da benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração (o momento é muito breve).

9 – Cumprimentos

Esse é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns e músicas alegres e românticas são muito adequadas para esse momento.

10 – Saída

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário